O RESGATE DO VALOR DA MULHER ATRAVÉS DA MATERNIDADE

Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.” GÊNESIS 3:15

“Mas o anjo lhe disse: — Não tenha medo, Maria; porque você foi abençoada por Deus. Você ficará grávida e dará à luz um filho, a quem chamará pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo. Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim. Então Maria disse ao anjo: — Como será isto, se eu nunca tive relações com homem algum? O anjo respondeu: — O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” LUCAS 1:30-35

É muito interessante quando passamos a observar como algumas mulheres hoje tem desprezado o fato de ser mãe, algumas até mesmo tem a capacidade de se livrar de seus filhos por motivos diversos, e alguns deles até banais e egoístas (não estou preparada para ser mãe!).

Quando analisamos os textos acima, principalmente Gênesis 3:15, vemos que Deus faz uma declaração para a mulher, que havia sido a primeira pessoa a desobedecer sua ordem de não comer do fruto, e que mesmo sendo ela a causadora naquele momento daquele grande problema que era a entrada do pecado para a raça humana, havia um projeto de Deus para resgatar sua dignidade, seu valor. Essa promessa de Deus iria se cumprir um dia, onde o descendente (preste atenção que está no singular e não plural) da mulher seria ferido pela serpente no calcanhar, porém ele triunfaria sobre ela ao ferir sua cabeça, sendo assim o responsável pela obra redentora da raça humana, de todo que crê.

Essa promessa embora sendo esperada por muitos, teve seu cumprimento quase quatro mil anos depois, quando Deus decide que enviaria o redentor de toda humanidade, o Cristo (ungido), mas como prometido não viria de uma ação humana, de um ato entre um homem e uma mulher, porém seria, como no caso de Adão o primeiro homem, por obra do próprio Deus. Foi quando o anjo Gabriel vai até Maria e lhe relata o que iria acontecer (Lucas 1:30-35), que seria o fato mais importante já observado por toda a humanidade, quando o próprio Deus se faz carne e habita entre nós, na pessoa de Jesus. A partir do nascimento de Jesus, o verbo encarnado, toda a história teve uma mudança radical, tudo e todos que estavam fadados ao fracasso e à morte eterna obtiveram puramente pela graça de Deus em Cristo, uma oportunidade de restauração, de salvação e de uma nova vida, a vida de Deus!

A mulher que até então levava o estigma de ser a responsável primeira pela queda, tem através do nascimento de Jesus em consequência da maternidade, a honra e o privilégio de ser chamada de “bendita” e “bem-aventurada”: “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre. Então Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz:— Bendita é você entre as mulheres, e bendito o fruto do seu ventre! E que grande honra é para mim receber a visita da mãe do meu Senhor! Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da saudação que você fez, a criança estremeceu de alegria dentro de mim. Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor.” (Lucas 1:41-44). Este ato de Deus através de Maria fez com que a glória desta atitude fosse infinitamente maior e mais importante do que o ato insano de Eva, trazendo um valor tão grande às mulheres, que elas se tornaram umas das primeiras seguidoras de Jesus, e muitos outros fatos e acontecimentos na vida de Cristo foi anunciado ou preparado por uma mulher. Provando o que o Apóstolo Paulo mesmo diz aos gálatas: Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vocês são um em Cristo Jesus.” (Gl 3:28). E olha que alguns tem Paulo como um machista e contrário às mulheres!

Podemos então dizer que pela atitude de uma mulher o pecado entrou no mundo, e por meio da atitude de uma mulher a salvação também entrou no mundo. Graças a Deus por seu amor! Graças a Deus por Jesus Cristo! Graças a Deus por Maria que ouviu e obedeceu! Graças a Deus por todas as mães que tem suas vidas dedicadas a gerar homens segundo o coração de Deus!

“Seus filhos se levantam e a chamam de bem-aventurada … Dêem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos. Provérbios 31:28a, 31

Pr. Wellington Dias

Presidente – SCP

Pastor da Comunidade Evangélica Nova Vida