Curso de Psicanálise 2021

Curso realizado pelo Seminário Casa de Profetas

Certificação Internacional: Vox Dei American University

Coordenadora : Cássia Oliveira

Email: cpncursodepsicanalise@gmail.com

 

1 – Apresentação

 

O Curso de Pós Graduação em Psicanálise é uma ferramenta para ressignificar vidas, traumas, dores da alma, é em si a cura pela fala.

O objeto de estudo deste curso está baseado em conhecer as principais teorias psicanalíticas para trabalhar na clínica, apresentando principais psicanalistas da história e suas técnicas.

 

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas,

mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.”

Carl G. Jung

 

  1. Metodologia

 

A metodologia utilizada são aulas presenciais, grupos de estudos, análise pessoal, leituras indicadas, as avaliações são através de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e entregues à coordenação.

I – Os grupos de estudos serão formados com no mínimo três alunos e ao final de cada estudo proposto deverá ser apresentado o estudo que foi construído pelo grupo.

II – Sobre a análise pessoal, ao final do quarto semestre deverá ser apresentada à coordenação um relatório contendo a quantidade de tempo de análise e assinatura do psicanalista responsável.

III – A cada semestre o aluno deverá cumprir com as leituras indicadas e com os trabalhos propostos. Será imprescindível as apresentações dos trabalhos de conclusão em cada semestre.

IV – Para os alunos que vão atuar na clínica, deverão optar por cursar o quinto módulo escolhendo um supervisor para orientar o aluno em seu trabalho na clínica.

 

OBS.: Lembrando que para os alunos que escolherem a clínica, a formação é permanente. Após a conclusão do curso proposto estes alunos deverão ingressar em grupos de estudos e permanecer em supervisão durante todo o período que estiverem clinicando.

 

  1. Objetivos

 

O curso de Pós Graduação em Psicanálise tem como objetivo desenvolver habilidades como escuta ativa, interpretação do inconsciente e empatia utilizando da teoria freudiana para formar profissionais.

 

 

  1. Público Alvo

 

O curso é destinado ao público que estiver disposto a desenvolver suas habilidades para serem instrumentos de cura do sujeito, em detrimento dos julgamentos.

 

  1. Seleção

 

A seleção será feita mediante os seguintes critérios:

– Formação superior, para certificação em Pós Graduação em Psicanálise.

– Outras formações, para certificação de Psicanálise curso Livre

– Carta de solicitação de matrícula, contando a motivação pessoal para escolher este curso. (Somente após o pagamento da taxa de matrícula sua carta será avaliada).

 

 

  1. Duração do curso

 

Este curso tem duração de 24 meses, sendo aulas semanais. Sendo opcional a inclusão do quinto módulo apenas para o aluno que optar por atuar na clínica.

 

7 – Conclusão do curso

 

O aluno receberá seu certificado após conclusão dos seguintes requisitos:

I – Entrega e apresentação do artigo final para banca de psicanalistas formados e escolhido pela coordenação deste curso.

II – Cumprimento das cem horas de análise conforme proposto para os psicanalistas em formação para a clínica, e outros critérios apresentados acima.

 

8 – Disposições finais

 Valor da mensalidade do curso livre, certificado pelo Seminário Casa de Profetas: R$ 275,00 24 parcelas.

 

 

Todo conteúdo ministrado pelos professores é baseado nas obras de Sigmund Freud, Jacques Lacan, Melanie Klein e Carl G. Jung.

Os calendários serão entregues a cada início de semestre. Os alunos que perderem aulas e conteúdos deverão compor em outra turma antes de sua formatura. Casos específicos serão tratados pela coordenação do curso juntamente com a direção do Seminário Casa de Profetas.

 

Cássia de Souza Oliveira

Coordenadora Geral do Curso de Pós Graduação em Psicanálise